sábado, 21 de fevereiro de 2015

Quiz de Cascata - Fevereiro 2015 - MQ Feios, Porcos e Maus

Na semana passada tivemos a oportunidade de ver o famoso quizer António Pascoalinho dizer na tv que mostra aos seus alunos, na primeira aula, o “Plan 9 From Outer Space”, para mostrar como se não deve fazer, se existir nas organizações de Quiz um “Plan 9 From Outer Space” ele não foi mostrado aos FPM. O objectivo da jornada de Fevereiro era melhorar a imagem dos quizes dos FPM, mas claramente foi objectivo que ficou por cumprir. 

A parte escrita teve a inovação de não conter as tradicionais músicas, estas foram introduzidas durante as cascatas, tornou-se complicado devido aos problemas tecnológicos que surgiram, normalmente esta opção também tem tendência a prolongar o jogo.

O primeiro nível foi absurdamente fácil, ao ponto de ter sido apelidado de Quiz de Cascata Júnior, nunca se tinha assistido na Academia a um nível tão pouco exigente. Como já era sabido este modelo traz maior aleatoriedade ao jogo, um azar numa pergunta directa e pode-se ficar sem hipótese de recuperar. Foi o que aconteceu, 5 equipas falharam perguntas, a dupla dos NNAPED errou 3 perguntas directas, 4 equipas erraram 1 pergunta directa, o que deu um total de 7 respostas directas falhadas (mais uma que deu a volta à sala). Enquanto a maioria das equipas teve 6 perguntas em que quase não precisaram de pensar para responder certo, outras tiveram perguntas em que a resposta era para atirar o chouriço ao ar ou desenquadrada do nível das outras equipas e uma resposta errada deixou-as fora do nível seguinte. A equipa que terminou o primeiro nível na liderança - Ursinho Bobó -, antes da última ronda de cascatas, com todas as respostas directas acertadas, corria o risco de ficar de fora do segundo nível caso falhasse a sua directa. Já os NNAPED, que fizeram apenas 2 pontos na parte escrita, se acertassem todas as suas resposta directas apenas se qualificariam para o segundo nível empatados com equipas eliminadas. Os mais "azarados", junto com o duo NNAPED, foram os eRRáticos e os Los Gajos Cegos.

No segundo nível o que se presenciou foi uma distribuição aleatória dos temas pelas equipas (ou não aleatória, porque do mesmo tema saíam constantemente às mesmas equipas; não sei o termo adequado mas no que diz respeito à justiça do jogo é errado), do que me consigo lembrar havia a equipa das charadas e a equipa das ciências. Com muitas charadas, adivinhas e anagramas, abdicou-se um pouco da cultura geral. A classificação chegou a este nível muito equilibrada, foi quase um começar de novo; destacaram-se os Persistência da Memória, seguidos dos Fernandos Mamedes.

O terceiro nível foi mais adequado ao que se espera de um Quiz de Cascata deste campeonato, mas, normalmente, não é pelo terceiro nível que se avalia a qualidade de um quiz, pois a maioria das equipas já não está lá para o jogar. Neste nível quase se presenciou a uma equipa, os Cavaleiros que dizem Ni, não ter hipótese de responder a uma pergunta, apenas porque honestamente disseram que não sabiam e isso pareceu razão para não terem hipótese de tentar uma chouriçada, isto depois de o condutor de jogo mais uma vez ter dado a pista de que uma equipa tinha estado perto. Para castigar a insolência de terem invocado o direito a uma pergunta, então toma lá uma escolhida por ser especialmente difícil! (Ver nota final.)

No final os Fernandos Mamedes conseguiram a sua quarta vitória consecutiva (depois de quase eliminados no primeiro nível), os Persistência da Memória também fizeram um bom jogo e ficaram em segundo, os Ex-Cavaleiros, depois de quase eliminados nos dois níveis anteriores, ainda conseguiram o terceiro lugar na última pergunta, os BMV com Laranja ficaram no quarto lugar na sua décima final consecutiva  (um ano de presença em finais, a última não participação foi em Fevereiro de 2014), Lais da Carangueja e Cavaleiros que dizem Ni foram os outros finalistas.

A ideia com que fiquei deste Quiz foi que era um Quiz de Bar - em que as perguntas são iguais para todos e pode haver uma difícil no meio de 50 que não prejudica ninguém - transposto para um Quiz de Cascata; são jogos diferentes e não se pode abordar um Quiz de Cascata sem ter noção da distribuição de dificuldade e de temas pelas equipas. Os FPM deixaram na mão de um jogador/organizador inexperiente e organizador de quizes de bar a organização deste jogo, não deu certo, a Ajuda não é o local para experiências quizísticas, para isso existem outros locais. No entanto, não pretendo desculpabilizar o Miguel pela qualidade deste jogo, porque não tenho dúvida que o quis organizar, apesar de pedir conselhos a jogadores/organizadores mais experientes não os seguiu e como o próprio admitiu prefere fazer os quizes sozinho. Que esta experiência sirva de lição aos FPM e para o ano o seu Quiz seja agradável ao maior número de equipas possível.




Os vencedores da jornada.



Nota: o apresentador defende-se dizendo que a intenção não era de qualquer forma castigar os Cavaleiros que dizem Ni, mas apenas apresentar a pergunta seguinte que vinha na lista de perguntas de substituição, sem conotação parcial quanto à justiça ou não da feitura de nova pergunta.

4 comentários:

  1. Agradeço a chamada de atenção e o soco no estômago. Só se aprende algum coisa errando a tentá-la. Quaisquer dúvidas, críticas, comentários ou insultos que queiram fazer ao jogo estão a ser respondidos uma a uma neste post do FB,

    https://www.facebook.com/groups/389228205077/?fref=ts

    referente aao grupo "quiz de cascata", do qual penso que todos os participantes fazem parte

    ResponderEliminar
  2. Paulo, em relação a isto que escreveste "Para castigar a insolência de terem invocado o direito a uma pergunta, então toma lá uma escolhida por ser especialmente difícil!". Já me expliquei e justifiquei em relação a isto e chegámos todos a acordo no FB. Não era possível retirares esta frase da crónica, visto não corresponder, nem de perto nem de longe, à verdade? Não vá alguém ver apenas a crónica e não ler as dezenas de comentários do FB onde esta situação é abordada e debatida, ficando com uma ideia errada em relação à minha pessoa.

    ResponderEliminar
  3. No Facebook tu chegaste a um acordo sozinho... Na altura a forma como apresentaste a pergunta deu a sensação que apresentei na crónica. Podes defender-te nestes comentários, de qualquer forma vou acrescentar uma nota no final do artigo.

    ResponderEliminar