terça-feira, 14 de abril de 2015

Entrevista a Sofia Santos

Os Fernandos Mamedes vão organizar o seu 10º jogo para o Campeonato de Quiz de Cascata, pedi à Sofia, dona da palmatória da equipa e uma das presenças mais mágicas no Quiz da Ajuda, que me concedesse uma pequena entrevista. 


QeC: Como é ser mulher? E no Quiz? As perguntas são maioritariamente sobre interesses masculinos? 

SS: Ser mulher é fixe. Safas-te de multas, fazes um sorriso e és geralmente bem atendido em todo o lado, etc. No quiz o ambiente é um bocado mais misógino, mas como eu também não tenho ambições de ser uma fonte de respostas na minha equipa tanto me faz. Não acho que as perguntas sejam maioritariamente sobre interesses masculinos, mas sempre que sai uma pergunta sobre moda ou culinária é ver todas as equipas a focarem-se nas gajas que por lá pululam. Em sei que a maioria estava em casa de avental a fazer uma tarte e a folhear a Caras antes de ir para o quiz, mas bolas, não podemos saber tudo! 

QeC: Os Mamedes vão fazer um Quiz virado para a Fisico-Química ou nós é mais bonecos? 

SS: Já sabes que os nossos quizzes são feitos ao estilo trivial pursuit com 6 temas. Sim, há alguma fisico-química no meio de outras ciências e tecnologia, e sim, também há bonecos. E máscaras. Não há é caricaturas e afins. Muita música clássica também. E algumas perguntas de cultura duvidosa. Está variado mas puxadote. Este ano arrancamos logo em nível 2. 

QeC: Se não interviesses e deixasses os homens fazer o Quiz como é que ele seria? Sentes que poderias ter tido uma grande carreira com um lápis azul nas mãos? 

SS: Não seria azul, mas antes uma cor mais de menina tipo púrpura. Eu nunca censuro, eu "edito construtivamente" e mando umas piadas (pelo menos os meus alunos costumam achar piada... acho eu). Quanto ao quiz, seria uma desgraça, naturalmente. E não é falsa modesta!! Esta malta a fazer quizzes é desgovernada, no geral nenhum deles tem noção do que é uma pergunta fácil ou difícil, fico sempre com dores de cabeça quando vejo o quiz pela primeira vez. Infelizmente este ano não tive quase nenhum tempo disponível para andar a gerir aquilo, ir puxando os níveis de dificuldade para baixo e garantir que cada subtema está diversificado qb. A minha intervenção limitou-se a pôr algumas perguntas e depois escrever à frente de uma montanha delas "subir de nível". Por outro lado, talvez toda a gente ache que é o nosso melhor quiz de sempre, e nesse caso partirei o meu lápis púrpura e reformo-me. 

QeC: Achas que vale a pena os Persistência da Memória pedirem Chicken Eye mesmo que tenham razão? Por outras palavras, abuso de poder e vingança são conceitos com um cantinho especial no teu coração? 

SS: Quer dizer, não é que não tenham um cantinho especial, mas há alguma razão específica para isso contra os Persistência? Tenho péssima memória. Lixaram-nos recentemente, esses grandessíssimos sacanas? (substituir sacanas por bacanas se a resposta for não). 

QeC: Se pudesses usar um truque do Harry Potter enquanto estás a jogar Quiz qual seria? 

SS: Legilimens. Apontava a minha varinha ao Rodrigo, Alex e outros cromos e pimba, sacava-lhes as respostas da cabeça e toda a gente ia ficar a achar que sei mais do que eles muah muah muah!! Ou no mínimo que sei um pouco mais do que é a realidade, algo que os Mamedes muito agradeceriam :(


Ficámos a saber que o nível 1 é um bocado abrutalhado, inicia-se o jogo sem recurso a muitas perguntas anestesiantes.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário