sábado, 17 de janeiro de 2015

Quiz de Cascata - Janeiro 2015 - MQ eRRáticos

A época de Quiz na Ajuda começou com o acerto do modelo competitivo para a época de 2015; após 7 anos foi aprovada a alteração do sistema de pontuação do Campeonato e finalmente acertou-se definitivamente o critério de desempate durante a jornada, quando os existentes não desempatam - foi aprovada uma série de 3 perguntas, mais uma pergunta de número para desempate, se ambas as equipas estiverem igualmente distantes do número correcto procede-se a nova pergunta de número para aproximação, até que estejam desempatadas.

A nova pontuação é a seguinte:

Depois passou-se à entrega dos Prémios Rogério Costa - gentilmente oferecidos pela Academia Recreativa da Ajuda - referentes à época de 2014:
1. Fernandos Mamedes
2. Ordem do Fónix
3. Ex-Cavaleiros

Obrigado, Academia Recreativa da Ajuda!

A parte escrita do Quiz dos eRRáticos colocou em dificuldades a Brigada dos Churros (equipa ainda algo inexperientes e com uma média de idades baixa, o que se torna uma desvantagem no Campeonato da Ajuda), os Persistência da Memória, os Duracell e os Feios, Porcos e Maus, com um primeiro nível equilibrado só uma destas equipas conseguiria escapar à eliminação. Acabaram por ser os Feios, Porcos e Maus a ter a melhor prestação e a seguir em frente.

Como avisado, inicialmente o nível 1 tinha algumas borlas, mas não foi demasiado fácil. As equipas que se destacaram neste nível foram os Fernandos Mamedes, os Ex-Cavaleiros, a Ordem do Fónix e os NNAPED. Curiosamente, o sorteio levou a que os 2º a 4º do Campeonato de 2014 ficassem em mesas consecutivas, com a Ordem do Fónix "entalada" entre os Ex-Cavaleiros e os BMV com Laranja, já os Fernandos Mamedes ficaram entre os Espertalhos do Roger e os Feios, Porcos e Maus (que desfalcados procuram regressar às glórias de outros tempos, agora com o regressado Miguel Maia - estrela de outros tempos e ainda em busca da sua melhor forma).

O segundo nível teve um grau de dificuldade, talvez, demasiado exigente tendo em conta o habitual, o que permitiu às três melhores equipas de 2014 distanciarem-se das restantes, numa patamar abaixo surgiram os Feios, Porcos e Maus que assim foram novamente os últimos a qualificar-se para a fase seguinte. Neste nível ficaram os Espertalhos do Roger que erraram uma série de perguntas por falharem umas letras.

Num terceiro nível bastante jogável - especialmente tendo em conta o que tinha sido o segundo - os Fernandos Mamedes, que já levavam vantagem, começaram a distanciar-se pontuando em cascata. Note-se que os NNAPED e os BMV com Laranja pontuaram tanto neste nível como no anterior. Na luta pelo segundo lugar os Ex-Cavaleiros perderam para a Ordem do Fónix com um critério polémico da organização na pergunta sobre o poema da Natália Correia [o critério é admissível porque é coerente com o efectuado durante o jogo, no entanto, nem todos os primeiros nomes têm o mesmo grau de exigência, se para mim Costas há muitos, van Basten só há um; a IQA normalmente aceita apenas o apelido a não ser que especifique na pergunta que quer dois nomes].

Apesar de ter alguma polémica, no geral o Quiz foi interessante. 

Deixo uma nota às próximas organizações: o apresentador deve dizer claramente a quem é atribuído o ponto da resposta e a equipa da mesa deve ter sempre a pontuação correcta, há constantemente correcções de pontuações por parte das equipas (que por estarem a jogar nem estão tão atentas a esse aspecto).

Esta jornada proporcionou a 33ª vitória dos Fernandos Mamedes, 6ª consecutiva no Quiz de Janeiro, o que levou a que garantissem desde já que mantém a sua saga de pelo menos liderar uma jornada e ganhar uma jornada nos 10 campeonatos disputados - para o sucesso desta equipa muito tem contado a estabilidade, pelo 5º ano consecutivo iniciam o campeonato com os mesmos 6 jogadores e ao longo desses campeonatos poucas substituições têm efectuado. Também numa grande série seguem os BMV com Laranja que pela primeira vez disputaram o 9º nível 3 consecutivo, igualando a melhor série da Ordem do Fónix e os deixa em perseguição das 17 dos Fernandos Mamedes. Os quatro primeiros da jornada iniciaram o ano com a classificação da época anterior.



Os vencedores da jornada.

2 comentários:

  1. Tinha-me esquecido de escrever sobre as peripécias dos Espertalhos no nível 2, juntei isso e corrigi o nome dos Ursinho Bobó (e não Ursinhos Bobó).

    ResponderEliminar
  2. Ois! Disseste "agora com o regressado Miguel Maia - estrela de outros tempos e ainda em busca da sua melhor forma"; antes de mais, obrigado pela menção...quanto à melhor forma, numa série de aspectos, infelizmente essa ainda deve demorar algum tempo a voltar..e as melhoras para ti, e que não trenhas de ter muitas fotos dessas, só te falta mesmo a bomba à cintura para seres aceite por extremistas :)

    ResponderEliminar