quarta-feira, 17 de junho de 2015

Entrevista a Rodrigo Castro

Os Ex-Cavaleiros organizam a jornada de Junho do Campeonato de Quiz de Cascata, o Quiz em Cascata foi entrevistar aquele que é considerado a estrela desportiva da equipa. Rodrigo Castro, estreou-se no Campeonato em Janeiro de 2012, logo como organizador, cedo deu para perceber que tinha chegado à Cascata um dos melhores jogadores nacionais. 

Amigo do seu amigo, o Rodrigo destaca-se no mundo do Quiz por conseguir quase invariavelmente por deixar para trás todos os jogadores nacionais nos quizes individuais. Ainda procura o primeiro título na Ajuda, mas a equipa está próxima da liderança.

QeC: Apesar de contarem com a experiência do João Silva na equipa, segundo sei, não contaram muito com a sua ajuda para a execução do Quiz; sentiram-se à vontade na elaboração do quiz sem a vantagem do factor JS?

RC: O JS não esteve fisicamente presente na nossa assembleia geral, mas, além de ter enviado a sua quota-parte de perguntas, o seu espírito tutelar pairou sobre as nossas cabeças, o que constituiu um factor extra de motivação e dores de cabeça. Portanto, João Silva esteve sempre connosco. Se a coisa correr bem, ele deu o seu pequeno contributo. Se correr mal, a culpa foi dele.

QeC: Fizeram um Quiz à vossa medida ou tentaram equilibrar mesmo por áreas de interesse que não dominam tão bem?

RC: Foi uma preocupação que amiúde nos assaltou o espírito; a verdade é que é bestialmente difícil arranjar perguntas giras sobre direito administrativo e contabilidade. Mas penso que teremos uma pleiâde de perguntas razoavelmente variada, incluindo até perguntas do Fernando. Não posso deixar de mencionar aqui os Ex-Cavaleiros honorários Rute e João Pedro que, como membros da nossa equipa spin-off 100 Stress, também deram o seu mui valioso contributo.

QeC: Que tipo de perguntas no campeonato de Cascata te faz pensar no regresso da palmatória?

RC: Perguntas estupidamente fáceis ou perguntas estupidamente difíceis. Tipo "Quem foi o primeiro baterista dos Sonic Youth?" ou " Quantos Campeonatos nacionais de futebol foram ganhos pelo Benfica?". Ou ao contrário, se quiserem.

QeC: Achas que o Fatela vai protestar com muitas perguntas? Sentes que é desta que ele vai chegar a roupa ao pelo de alguém da organização?

RC: Não só acho, como o espero. Seria estranho se tal não acontecesse. Quanto às vias de facto, não me esqueço da primeira cascata em que participei (logo como organizador) quando o Fatela interagiu de forma bastante intensa com o Jorge Páramos dos Mamedes; o grande Júlio Alves até comentou que há anos que estava à espera de ver porrada nos quizes. Não foi dessa vez. Pelo sim, pelo não, vou levar um açaimo na sexta-feira.

QeC: Sentes muitas vezes, na Ajuda, "esta é minha, se mais alguém acerta esta faço o pino nu"?

RC: Se eu pensasse assim, já tinha andado de pernas para o ar todo nu na Ajuda muitas vezes. Considerando que não consigo fazer o pino, a ideia (e a imagem) de me estatelar no chão em pelota não é lá muito agradável. Para ninguém. Mas já todos nós passámos por isso, certo? Certo?

QeC: Este ano é o ano dos Ex-Cavaleiros ou ainda vos falta qualquer coisa para chegar ao título?

RC: Este tem sido um ano relativamente bom para nós, mas os Fónixes e os Mamedes já vão bem lançados e não me parece que vão abrandar. Seja como for, isto ainda não vai a meio e prognósticos só depois do lavar dos cestos, ou lá o que é.

QeC: Recentemente, ficaste em 163º no Campeonato do Mundo (uma boa prestação, numa prova com mais de 2 000 participantes), és de longe o melhor quizeiro português, mas em Portugal ainda estamos longe dos melhores do Mundo, o que achas que nos pode aproximar? E qual a razão (ou razões) para esta distância para os melhores?

RC: Precisávamos de mais apoios do Estado, subsídios para enciclopédias, almanaque Borda d'Água, TV por cabo, banda larga, assinaturas da National Geographic, da Caras e da revista da Cristina Ferreira, por forma a podermos cobrir todo o espectro do conhecimento humana de forma continuada e consistente. Senão, não vamos lá.

QeC: Que preparação vais fazer para o Campeonato da Europa?

RC: Já comecei a estudar os roteiros turísticos de Roterdão, nomeadamente vida nocturna, salões de massagens, coffee shops e onde é que se pode beber boa cerveja. Quanto à competição propriamente dita, vou apostar nos monarcas da Hungria pré-otomana, teorias macroeconómicas, moda e perfumaria e, inevitavelmente, cricket.

QeC: Achas que faltam outras competições de Quiz no panorama lisboeto-nacional?


RC: Seria interessante haver um campeonato regional ou mesmo nacional, em moldes quiçá semelhantes aos dos campeonatos europeu/mundial. Seria uma forma de dinamizar a comunidade quizística local e nacional, e talvez um primeiro passo para a nossa prestação internacional começar a ser mais sólida. Isto talvez responda à tua pergunta mais acima. Tenho a certeza de que há muito talento escondido a hibernar em inúmeras cavernas deste lindo Portugal.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário